Airbus A350 é uma aeronave comercial de longo alcance, wide-body desenvolvida pela fabricante europeu Airbus S.A.S..
O A350 será o primeiro Airbus com ambas estruturas, fuselagem e asas, feitas primariamente de polímero reforçado com fibra de carbono. Na combinação de assentos de três classes, terá uma capacidade de 270 a 350 passageiros, dependendo do modelo.
O A350 nasceu de uma derivação do A330 com poucas mudanças, para competir com o Boeing 787 e seu irmão maior, o Boeing 777, mas foi unanimemente rejeitado por seus possíveis compradores.
A Airbus foi forçada a redesenhar o projeto inicial, mas as companhias aéreas expressaram seus desejos de uma reformulação completa.
A proposta eventual incorpora mudanças significativas, das quais a Airbus afirma que será mais eficiente em termos de consumo de combustível e custo operacional de até 8% menor que o Boeing 787.
O A350 redesenhado foi comercializado pela fabricante como A350 XWB, XWB significando Extra Wide Body (cabine extra larga). O comprador inicial para o A350 é a Qatar Airways, que comprou um total de 80 aeronaves nos três modelos disponíveis. Os custos de desenvolvimentos são previstos para €12 bilhões (US$15 bilhões). Espera-se que a aeronave entre em serviço durante o primeiro semestre de 2014. Até 20 de Janeiro de 2012, 561 pedidos foram feitos para a nova aeronave.
Desenvolvimento
Projeto inicial
Quando a Boeing anunciou o projeto 787 Dreamliner, que apresentava custos operacionais mais baixos, este avião tornaria-se numa grave ameaça para o Airbus A330. A Airbus inicialmente rejeita esta alegação, afirmando que o 787 era, ele próprio, uma reação ao A330, e que não iria desenvolver nenhuma resposta para o 787.
As companhias aéreas pressionaram a Airbus para esta apresentar um competidor, pois a Boeing estava empenhada em que o 787 fosse 20% mais eficiente em nível de consumo de combustível do que os seus equivalentes.
Inicialmente a Airbus propôs um simples derivado do A330, com melhorias ao nível da aerodinâmica e com turbinas similares às do 787. No entanto as companhias aéreas não ficaram satisfeitas com esta resposta da Airbus e esta desembolsou 4 biliões de euros para a concepção de um novo modelo: O A350. A versão inicial do A350 era superficialmente semelhante ao A330 devido à comum fuselagem da secção transversal e montagem.
Uma nova asa, turbinas e um estabilizador iriam aliar-se a novos materiais compostos e métodos de produção aplicados à fuselagem para fazer do A350 uma aeronave quase nova.
Em 16 de Setembro de 2004, o presidente e CEO da Airbus, Noël Forgeard confirmou que um novo projecto estava a ser considerado, mas não deu um nome a esse projeto nem indicou se este seria uma concepção inteiramente nova, ou se pelo contrário seria apenas uma modificação de um produto já existente. A Airbus indicou ainda que iria finalizar a sua concepção até ao final de 2004, iniciar consultas com as companhias aéreas em 2005 e lançar esse novo projecto no final desse ano.
A 10 de Dezembro de 2004, os órgãos da EADS e BAE Systems, acionistas da Airbus, deram autorização ao projeto e nomearam-o de A350. Em 6 de Outubro de 2005, o lançamento industrial do programa, foi anunciado com um custo estimado de 3,5 biliões de euros.
Esta versão inicial do A350 foi planeada para ter entre 250/300 lugares, com 2 motores e wide-body derivados do design do já existente A330. Ao abrigo deste programa, o A350 teria novas asas e novos motores enquanto partilhava a mesma fuselagem de secção transversal do seu antecessor A330. A Fuselagem era composta essencialmente em alumínio e lítio.
A sua entrada em serviço estava prevista para 2010 em duas versões: o A350-800 capaz de voar 8800 milhas náuticas (16300 km) com capacidade para 253 em 3 classes, e o A350-900 com 300 lugares em e classes e com alcance de 7500 milhas náuticas (13800 km). Foi concebido para ser concorrente direto do Boeing 787-9 e do Boeing 777-200ER.
Quase imediatamente a Airbus recebeu inúmeras críticas sobre o projeto A350, as quais partiram de alguns dos seu maiores clientes, que afirmavam que o projecto deveria ser alterado, pois poderia tornar-se um fracasso. Sempre atenta às necessidades dos seus clientes, e sempre disposta a ouvir as suas exigências, a Airbus afirmou que iria reformular o projeto A350.
XWB - Xtra Wide Body
Na Sequência das críticas que o projecto inicial do A350 sofreu, em meados de 2006 a Airbus reviu todo o projecto.
O novo A350 estava a tornar-se cada vez mais um concorrente ao Boeing 777 e às versões -8 e -9 do Boeing 787. Possui uma maior fuselage da secção transversal, capaz de acomodar 10 passageiros por fila na classe económica.
O A330 bem como os anteriores projectos do A350 apenas acomodariam 8 passageiros por fila em configuração normal.
O Boeing 787 pode acomodar 8 a 10 passageiros por fila, enquanto o Boeing 777 pode acomodar 9 ou 10. Do ponto de vista do passageiro, a cabina do A350 é 12 cm mais ampla do que a do seu concorrente Boeing 787, e 25 cm mais restrita do que a do seu outro concorrente Boeing 777. Todos os modelos do A350 possuem um alcance de pelo menos 8000 milhas (15000 km).
Houve alguma especulação sobre como seria apelidado esta revisão do A350. Este chegou a ser apelidado de A370 e até mesmo A280, contudo a 17 de Julho de 2006 no Farnborough International Airshow, a Airbus apresentou um novo avião totalmente reformulado e anunciou que este seria apelidado de A350 XWB (Xtra-Wide-Body).
A Airbus conseguiu a sua primeira encomenda, do redesenhado A350, quatro dias depois da sua apresentação. Esta encomenda partiu da Singapore Airlines que anunciou a compra de 20 A350 XWB's com opção de compra de mais 20 unidades.
O CEO desta companhia aérea, Chew Choon Seng, afirmou que " é reconfortante a Airbus ter ouvido as companhias aéreas e ter apresentado o totalmente reformulado A350 XWB". Nos finais de 2006, a decisão do lançamento formal foi adiada na sequência de atrasos do Airbus A380.
A primeira entrega para o A350-900 XWB está prevista para 2013, a versão -800 para 2014 e a versão -1000 para 2015.
Estão ainda a ser projectadas as versões -900R com maior alcance e a versão cargueira -900F. Numa conferência de imprensa, a 4 de Dezembro de 2006, foram revelados alguns detalhes técnicos do A350 XWB, mas não foram identificados novos clientes. Foi ainda anunciado que devido a aumentos de preços, os contratos para o A350 original estavam agora a ser renegociados para o novo A350 XWB.
A 4 de Janeiro de 2007, a Airbus anunciou que a Pegasus Aviation Finance Company tinha feito a primeira encomenda firme para o A350 XWB, com uma encomenda de 2 aviões. O conselho de administração da Airbus aprovou o lançamento industrial do A350-800, -900 e 1000, em Dezembro de 2006.
O XWB irá trazer um adiamento de 2 anos relativamente ao calendário original e quase duplica os custos de desenvolvimento que inicialmente eram de $ 5,3 Bilhões para $ 10 bilhões.
Primeiro Vôo
Em 14 de junho de 2013, o A350 realizou seu primeiro voo teste. O avião decolou do Aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sudoeste da França. O voo decolou com seis tripulantes e toneladas de equipamentos de teste e voltou depois de quatro horas. Esse foi o primeiro passo de uma campanha de testes que tem o objetivo de colocar o A350 em operação até o fim de 2014.
Especificações técnicas
A350-800 | A350-900 | A350-1000 | |
---|---|---|---|
Comprimento: | 60.5 m | 66.8 m | 73.8 m |
Altura: | 17.0 m | 16.7 m | |
Envergadura: | 61 m | 61 m | 64 m |
Secção: | 5,94 m | 5,94 m | 5,94 m |
Assentos: | 270/312 - 3 classes / 2 classes | 314/366 - 3 classes / 2 classes | 350/412 - 3 classes / 2 classes |
MTOW | 259t | 268t | 308t |
Carga: | 26 LD3 | 36 LD3 | 44 LD3 |
Motores (x2): | RR Trent XWB | RR Trent XWB | RR Trent XWB |
Velocidade de cruzeiro: | 903 km/h (mach 0.85) | 903 km/h (mach 0.85) | 903 km/h (mach 0.85) |
Velocidade Máxima | 945 km/h (mach 0.89) | 945 km/h (mach 0.89) | 945 km/h (mach 0.89) |
Autonomia: | 15,400 km | 15,000 km | 14,800 km |
Combustivel: | 129,000 l | 138,000 l | 156,000 l |
Entrada em servico: | 2014 | 2013 | 2015 |
Pedidos
Ver página anexa: Lista de pedidos do Airbus A350
Tipo | Avião comercial |
Fabricante | Airbus |
Primeiro voo | 14 de Junho de 2013 às 10h de Toulouse (9h GMT) |
Capacidade | 270 a 350 passageiros |
Custo unitário | A350-800: US$245.5 milhões A350-900: US$277.7 milhões A350-1000: US$320.6 milhões http://youtu.be/udhW0NteBvU |
Specifications are preliminary until design is finished.
Model | A350-800 | A350-900 | A350-900R | A350-900F | A350-1000 |
---|---|---|---|---|---|
Cockpit crew | Two | ||||
Seating, typical | 276 (3-class) 276–312 (2-class) 440 (maximum) | 315 (3-class) 315–366 (2-class) 475 (maximum) | - | 369 (3-class) 369–412 (2-class) 550 (maximum) | |
Overall length | 60.54 m (198.6 ft) | 66.89 m (219.5 ft) | 73.88 m (242.4 ft) | ||
Wingspan | 64.8 m (213 ft) | ||||
Wing area | 443 m2 (4,770 sq ft) | ~460 m2 (5,000 sq ft) | |||
Wing sweepback | 31.9° | ||||
Overall height | 17.05 m (55.9 ft) | ||||
Fuselage width | 5.96 m (19.6 ft) | ||||
Fuselage height | 6.09 m (20.0 ft) | ||||
Cabin width | 5.61 m (18.4 ft) | ||||
Maximum takeoff weight | 259 t (571,000 lb) | 268 t (591,000 lb) | 298 t (657,000 lb) | 308 t (679,000 lb) | |
Maximum landing weight | 193 t (425,000 lb) | 205 t (452,000 lb) | 233 t (514,000 lb) | ||
Maximum zero fuel weight | 181 t (399,000 lb) | 192 t (423,000 lb) | 220 t (485,000 lb) | ||
Manufacturer's empty weight | 115.7 t (255,100 lb) | ||||
Maximum cargo capacity | 28 LD3 or 9 pallets | 36 LD3 or 11 pallets | 90 t (198,000 lb) | 44 LD3 or 14 pallets | |
Cruise speed | Mach 0.85 (903 km/h, 561 mph, 487 knots, at 40,000 ft or 12.19 km) | ||||
Maximum cruise speed | Mach 0.89 (945 km/h, 587 mph, 510 knots, at 40,000 ft or 12.19 km) | ||||
Maximum range (with passengers and baggage) | 15,300 km (8,260 nmi) | 14,350 km (7,750 nmi) | 19,100 km (10,300 nmi) | 9,250 km (4,990 nmi) Maximum cargo payload | 14,800 km (7,990 nmi) |
Maximum fuel capacity | 129,000 l (34,100 US gal) | 138,000 l (36,500 US gal) | 156,000 l (41,200 US gal) | ||
Service ceiling | 43,100 ft (13.1 km) | ||||
Engines (2×) | RR Trent XWB | ||||
Maximum thrust capability | 351 k(79,000 lbf | 374 kN (84,000 lbf) | 414 kN (93,000 lbf) | 431 kN (97,000 lbf) |
Fonte - Enciclopedia livre
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