NOK AIR

NOK AIR

sábado, 26 de abril de 2014

A380 seu primeiro vôo




O Airbus A380, desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), é o maior avião comercial de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro voo experimental em 27 de abril de 2005 em Toulouse, França.
 
O A380 demorou mais de dez anos e custou cerca de 12 bilhões de euros ou (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido.

Fonte - Enciclopédia livre

http://www.engbrasil.eng.br/revista/v222010/aeronaves/A380.pdf


<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/Yc_r1cE0ueQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Superjumbo da Airbus voa durante quatro horas para testes na França

Novo A380 faz seu primeiro vôo


O maior avião comercial já construído, o Airbus A380, saiu do chão ontem na França, três meses após seu lançamento. O jato gigante, que tem espaço para mais de 800 passageiros, completou um vôo de teste de quatro horas saindo e retornando a um aeroporto próximo de Toulouse, onde fica a sede do consórcio europeu Airbus.

Uma platéia de 500 convidados, técnicos e jornalistas, além de 50 mil pessoas nos arredores do aeroporto e no centro de Toulouse, assistiram ao primeiro vôo do A380. "A decolagem foi perfeita", disse Alain Garcia, executivo da Airbus.

Durante o vôo, feito em um dia ensolarado, os seis tripulantes realizaram testes de equipamento e de procedimentos.

O A380 é a aposta da Airbus para se manter à frente da Boeing. A Airbus já tem 154 encomendas firmes para o A380, que entra em operação em 2006.

Em vez de desenhar um avião gigante que possa competir com o novo Airbus, a Boeing aposta em um modelo em que aviões menores levam os clientes a mais destinos sem fazer escalas.

O presidente da Boeing, James Bell, disse, sobre o primeiro vôo do A380, que "nós sempre achamos que ele voaria, porque é isso o que os aviões fazem. E nós também achamos que nossa aposta no mercado de jatos médios era melhor e achamos que nossas encomendas sustentam isso, então estamos 2 a 0".

Ontem foi um dia bom para a Boeing, cujas ações subiram 1%.
 
Apesar de a empresa ter divulgado que teve lucro 14% menor no primeiro trimestre, o mercado se animou com as encomendas recebidas nos últimos dias pela empresa.

Fonte - Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário