O Xian MA60 (新舟60, Xīnzhōu 60, "Modern Ark 60") é uma aeronave turboélice produzida pela fabricante chinesa Xi'an Aircraft Industrial Corporation. O MA60 é uma versão alongada do Xian Y7-200A , este baseado no Antonov An-24 para operar em condições limitadas e com pouco suporte de solo, tendo também capacidade de realizar decolagens e pousos curtos (STOL).
A aeronave recebeu seu certificado "tipo" pela Administração de Aviação Civil da China em Junho de 2000. A primeira aeronave foi entregue para a Sichuan Airlines em Agosto de 2000. O MA60 ainda não foi certificada pela Federal Aviation Administration.
Em Outubro de 2006, a XAC recebeu mais de 90 pedidos do MA60. A fábrica entregou 23 MA60s ao final de 2006, e espera entregar um adicional de 165 unidades ao fim de 2016.
MA60 | |
---|---|
Xian MA60 da Lao Airlines | |
Descrição | |
Tipo | Avião Comercial Regional |
Fabricante | Xi'an Aircraft Industrial Corporation |
Primeiro voo | 25 de Fevereiro de 2000 |
Capacidade de passageiros | 60 passageiros |
Custo unitário | US$12.5-14.5 million (2009) |
Dimensões | |
Comprimento | 24,71 metros |
Envergadura | 29,20 metros |
Altura | 8,86 metros |
Pesos | |
Peso máx. decolagem | 21.800 kg |
Propulsão | |
Motorização | 2 × Pratt & Whitney Canada PW127J |
Potência | 2.051 kW (2.750 shp) cada |
Performance | |
Velocidade máxima | 514 km/h |
Alcance (MTOW) | 1.600 km km |
Variantes
- Xian MA60-100 : Peso Reduzido com Performance melhorada.
- Xian MA60-MPA Fearless Albatross : Aeronave de Patrulha Marítima oferecida no Airshow China de 2002.
- Xian MA40 : Capacidade reduzida para 40 assentos e oferecida para venda em 2002.
- Xian MA60H-500 : Versão militar cargueira do MA-60, com rampa e porta traseira.
- Xian MA600 : Versão muito melhorada do MA60. O primeiro protótipo foi finalizado em 29 de Junho de 2008.
Acidentes e Incidentes
- Em 11 de Janeiro de 2009, Zest Airways voo 865, um Xian MA60 com 22 passageiros e três tripulantes à bordo, varou a pista 06 quando pousava no Aeroporto Godofredo P. Ramos, saiu um pouco à esquerda quando tocou na pista após o impacto inicial e bateu em uma barreira de concreto, estragando consideravelmente seu nariz. O trem de pouso e as hélices também sofreram danos. Três pessoas foram feridas. Não houve fatalidades.
- Em 25 de Junho de 2009, Zest Airways voo 863, um Xian MA60 com 54 passageiros e cinco tripulantes à bordo, varou a pista 06 quando pousava no Aeroporto Godofredo P. Ramos. Não houve fatalidades.
- Em 3 de Novembro de 2009, um Xian MA60 UM-239 da Air Zimbabwe bateu em cinco javalis-africanos na decolagem no Aeroporto Internacional de Harare. A decolagem foi abortada com sucesso, mas a o trem de pouso cedeu, causando um dano substancial à aeronave.
- Em 18 de Março de 2011, um Xian MA60 da TAM – Transporte Aéreo Militar (com registro Boliviano FAB-96) com 33 passageiros e tripulação à bordo, realizou um pouso de emergência com o trem de pouso do nariz não travado no aeroporto da cidade turística Amazônica de Rurrenabaque, chegando de La Paz. Não houve feridos.
- Em 7 de Maio de 2011, Merpati Nusantara Airlines voo 8968, (com registro Indonésio PK-MZK) foi mar adentro, apenas 500 metros de distância da pista em mau tempo com pouca visibilidade em aproximação visual no Aeroporto de Kaimana, Indonésia. Havia deixado o Aeroporto de Sorong com 21 passageiros e seis tripulantes à bordo. Todos os passageiros e tripulação morreram, sendo este o primeiro acidente fatal reportado do Xian MA60.
Veja Também
- Aeronaves Relacionadas
- Aeronaves Similares
Nenhum comentário:
Postar um comentário