NOK AIR

NOK AIR

terça-feira, 1 de julho de 2014

XIAN MA60






O Xian MA60 (新舟60, Xīnzhōu 60, "Modern Ark 60") é uma aeronave turboélice produzida pela fabricante chinesa Xi'an Aircraft Industrial Corporation. O MA60 é uma versão alongada do Xian Y7-200A , este baseado no Antonov An-24 para operar em condições limitadas e com pouco suporte de solo, tendo também capacidade de realizar decolagens e pousos curtos (STOL).
 
A aeronave recebeu seu certificado "tipo" pela Administração de Aviação Civil da China em Junho de 2000. A primeira aeronave foi entregue para a Sichuan Airlines em Agosto de 2000. O MA60 ainda não foi certificada pela Federal Aviation Administration.
 
Em Outubro de 2006, a XAC recebeu mais de 90 pedidos do MA60. A fábrica entregou 23 MA60s ao final de 2006, e espera entregar um adicional de 165 unidades ao fim de 2016.

MA60
New Zealand PW-51.svg
Xian MA60 da Lao Airlines
Descrição
TipoAvião Comercial Regional
FabricanteFlag of the People's Republic of China.svg Xi'an Aircraft Industrial Corporation
Primeiro voo25 de Fevereiro de 2000
Capacidade de
passageiros
60 passageiros
Custo unitárioUS$12.5-14.5 million (2009)
Dimensões
Comprimento24,71 metros
Envergadura29,20 metros
Altura8,86 metros
Pesos
Peso máx. decolagem21.800 kg
Propulsão
Motorização2 × Pratt & Whitney Canada PW127J
Potência2.051 kW (2.750 shp) cada
Performance
Velocidade máxima514 km/h
Alcance (MTOW)1.600 km km


Variantes

  • Xian MA60-100 : Peso Reduzido com Performance melhorada.
  • Xian MA60-MPA Fearless Albatross : Aeronave de Patrulha Marítima oferecida no Airshow China de 2002.
  • Xian MA40 : Capacidade reduzida para 40 assentos e oferecida para venda em 2002.
  • Xian MA60H-500 : Versão militar cargueira do MA-60, com rampa e porta traseira.
  • Xian MA600 : Versão muito melhorada do MA60. O primeiro protótipo foi finalizado em 29 de Junho de 2008.

Acidentes e Incidentes

  • Em 11 de Janeiro de 2009, Zest Airways voo 865, um Xian MA60 com 22 passageiros e três tripulantes à bordo, varou a pista 06 quando pousava no Aeroporto Godofredo P. Ramos, saiu um pouco à esquerda quando tocou na pista após o impacto inicial e bateu em uma barreira de concreto, estragando consideravelmente seu nariz. O trem de pouso e as hélices também sofreram danos. Três pessoas foram feridas. Não houve fatalidades.
  • Em 25 de Junho de 2009, Zest Airways voo 863, um Xian MA60 com 54 passageiros e cinco tripulantes à bordo, varou a pista 06 quando pousava no Aeroporto Godofredo P. Ramos. Não houve fatalidades.
  • Em 3 de Novembro de 2009, um Xian MA60 UM-239 da Air Zimbabwe bateu em cinco javalis-africanos na decolagem no Aeroporto Internacional de Harare. A decolagem foi abortada com sucesso, mas a o trem de pouso cedeu, causando um dano substancial à aeronave.
  • Em 18 de Março de 2011, um Xian MA60 da TAM – Transporte Aéreo Militar (com registro Boliviano FAB-96) com 33 passageiros e tripulação à bordo, realizou um pouso de emergência com o trem de pouso do nariz não travado no aeroporto da cidade turística Amazônica de Rurrenabaque, chegando de La Paz. Não houve feridos.
  • Em 7 de Maio de 2011, Merpati Nusantara Airlines voo 8968, (com registro Indonésio PK-MZK) foi mar adentro, apenas 500 metros de distância da pista em mau tempo com pouca visibilidade em aproximação visual no Aeroporto de Kaimana, Indonésia. Havia deixado o Aeroporto de Sorong com 21 passageiros e seis tripulantes à bordo. Todos os passageiros e tripulação morreram, sendo este o primeiro acidente fatal reportado do Xian MA60.

Veja Também

Fonte - Enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário