NOK AIR

NOK AIR

sábado, 29 de março de 2014

AVIANCA ACIDENTE





Habilidade de piloto da Avianca evita acidente em Brasília

Avião teve um problema mecânico e fez um pouso forçado.
Quarenta e nove pessoas estavam a bordo, mas ninguém se feriu.

 
A habilidade e a frieza de um piloto da Avianca evitaram um acidente grave ontem, no aeroporto de Brasília. O avião teve um problema mecânico e fez um pouso forçado. Quarenta e nove pessoas estavam a bordo, mas ninguém se feriu.
 
No fim da tarde de ontem o Fokker 100 da Avianca que vinha de Petrolina, em Pernambuco, teve que fazer uma aterrissagem forçada. O piloto, Eduardo Verly, percebeu o problema e comunicou a emergência à torre de controle.
 
"Não obtivemos sucesso, ainda temos ainda a informação do trem de nariz ainda que não baixado e travado. A partir de agora a gente declara emergência. A gente ainda tem ainda aproximadamente mais dezessete, dezoito minutos ainda de combustível. Eu não quero assustar os passageiros com passagem baixa, vou prosseguir.
 
Solicito apoio de solo, bombeiros e ambulância. E mais, mais um pouco daqui a mais uns quinze minutos a gente prossegue pra pouso ou menos até, ou dez minutos, a gente prossegue pra pouso”.
 
Imagens gravadas com celular mostram o momento do pouso. Os bombeiros jogaram espuma na pista para evitar risco de explosão. A tranquilidade do comandante impressionou. Alguns passageiros do voo comentaram como foram os momentos antes do pouso. Elogiaram a tripulação.
 
Depois do pouso forçado, a tripulação foi para um hotel. O Jornal Hoje tentou conversar com o comandante Eduardo Verly, mas até o fim da manhã, a Avianca não havia liberado o piloto para falar com a imprensa.
 
O Jornal Hoje pediu a um especialista em aviação para simular a situação vivida pelos 49 passageiros e funcionários da Avianca. Quem fez o teste foi o piloto aposentado Paulo Filgueira Júnior.
 
“Todas as providências foram tomadas e o que ele deverá fazer, ou como fez corretamente, foi tocar com as rodas principais e segurar o nariz do avião para evitar maiores danos no avião. De 1 a 10, dou nota 10. Saiu tudo perfeitamente conforme o treinamento e conforme era previsto”.
 
 
Fonte - Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário