NOK AIR

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sábado, 11 de maio de 2013

AEROPORTO DE KAI TAK - KWOLOON - HONG KONG




Aeroporto Internacional de Hong  Kong   -  KAI TAK, o qual o articulista usou durante os anos de 1974 até 1998.
 
Os habitantes de Macau eram forçosamente obrigados a utilizar o aeroporto de Kai Tak nas suas deslocações ao estrangeiro, não era fácil, já que tinham de seguir para Hong Kong via marítima, viaja essa que levava no mínimo uma hora, caso fosse utilizado o Jetfoil e 4 horas se fosse de ferry, depois mais uma viagem de autocarro até ao aeroporto que ficava na Kwoloon.
 
Se o vôo se efectua-se pelas 22.00 horas os habitantes de Macau tinha que sair de Macau pro volta 15.00 horas, e mesmo assim era arriscado.


                                  Vista do terminal do aeroporto de Kai Tak

O articulista ao iniciar este blog sobre as suas viagens aéreas, inicio-o com seu baptismo de vôo e os vôos seguintes, da ida a Portugal e regresso  a Hong Kong, quando devia ter iniciado abordando o aeroporto de Kai Tak em Kwoloon - Hong Kong, aeroporto internacional que servia os habitantes de Macau, já que em Macau só a partir do ano de 1995 passou a ter aeroporto, mas mesmo havendo aeroporto em Macau,
 
                                       http://youtu.be/TbWesmtAIhg
 
e não tendo companhias aéreas que façam vôos para a Europa, Africa e America. os habitantes de Macau continuam a utilizar Hong Kong para suas deslocações, agora e desde 1998, através do aeroporto de Cheap Lap Kok.
 
Presentemente três companhias aéreas fazem a rota Macau - Bangkok, são elas a Air Macau, Thai Air Asia e a Thai Smile, e o articulista deixou de viajar para Hong Kong, cada vez que se desloca à Tailândia, o fez só uma vez, quando a Air Macau tinha o monopólio dessa rota e o articulista, com bilhete para seguir para Bangkok, foi no dia 8 de agosto de 1999, e tendo feito a reconfirmação do vôo, quando foi fazer o chek-in, o funcionário informou que o articulista não podia embarcar devido a não ter feito a reconfitmação do vôo, uma chatice e uma trabalheira, tendo reclamado mas nada conseguiu, sendo obrigado a deslocar a Hong Kong, onde pelas 23.45 horas, a no aeroporto de Chek Lap Kok,  embarcou num avião Boeing 777 da Emirates com destino a Bangkok. 

O articulista desde o ano de 1974 até ao ano de 1995, utilizou o aeroporto de Kai Tak, talvez uma centenas de vezes, nas suas deslocações à Tailândia, e nas suas deslocação aos Estados Unidos da America, Canada e Europa até ao ano de 1998.
 
                                    http://youtu.be/_OJPak4tbZU
 
O Aeroporto Internacional de Kai Tak foi um aeroporto internacional que serviu Hong Kong de 1925 a 1998 com uma única pista de 3.390 m de extensão (cabeceiras 13/31), um fator limitante para o principal aeroporto de um dos mais importantes polos comerciais do Extremo Oriente.
 
                                  http://youtu.be/OtnL4KYVtDE
 
Considerado o 6o. aeroporto mais perigoso do mundo, fechado em 1998, o antigo Aeroporto Internacional de Hong Kong (conhecido como Kai Tak) reunia duas características que tornam um aeroporto perigoso: zona urbana próxima a uma das cabeceiras da pista e obstáculos dificultando a decolagem e/ou aproximação. O obstáculo, no caso, é um morro.
 
Em 1997, avião da China Airlines aterrissou com muita velocidade, atravessou a pista e acabou no mar. Deu lugar ao Chek Lap Kok Airport. 
 
 
 
 
 



                            Sala principal do aeroporto, onde eram feitos os chek-in



                               Corredor que dava para as portas de embarque, só havia um, este.



  

                                           Vista parcial do aeroporto de Kai Tak





                                           Vista do aeroporto de Kai Tak





                                        Abordagem ao aeroporto de Kai Tak

 
Abordagem ao aeroporto de Kai Tak



                    Os aviões tinham que fazer manobras bem perigosas para aterrar



Um avião da Cathay Pacific razando os prédios



Outro avião da Cathay Pacific fazendo à pista




Manobra de aterragem
 

                                                      Manobra de aterragem

 
                          Um Boeing 747-400 da China Airlines que se despenhou no mar


                                                  http://youtu.be/FLrYIeLtKcs

Acidentes
 
O Aeroporto Internacional Kai Tak em Hong Kong foi um dos aeroportos mais famosos do mundo, e muito da sua fama devia-se ao fato de ter uma das pistas mais perigosas da aviação comercial.
  • 21 de dezembro de 1948 - Um Douglas DC-4 do transporte aéreo civil atingiu a ilha de basalto após uma descida através das nuvens. 33 foram mortos.
  • 24 de fevereiro de 1949 - Um Douglas DC-3 da Cathay Pacific caiu em uma encosta perto do Braemar reservatório após abordagem em má visibilidade e uma tentativa de ir ao redor. Todos os 23 a bordo foram mortos.
  • 11 de março de 1951 - Um Douglas DC-4 da Overseas Pacific Airlines caiu após a decolagem nas colinas entre Monte Butler e Parker Monte na Ilha de Hong Kong. O capitão da aeronave, alegadamente falhou ao executar a operação, vire à esquerda após a partida. 23 foram mortos.
  • 09 de abril de 1951 - Um Douglas DC-3 da Siamese Airways perdeu o controle por sua vez durante a tentativa de uma aproximação visual noturna.O capitão teria permitido a aeronave voar perdendo velocidade enquanto tentava girar rapidamente. 16 foram mortos.
  • Janeiro 1961 - Um DC-3 E.U.A militar bateu no Monte Parker após a decolagem.
  • 24 de agosto de 1965 - Um Lockheed Hercules C-130 E.U.A perdeu controle pouco depois de decolar da pista 13. O avião caiu e afundou no porto. 59 dos 71 fuzileiros navais a bordo foram mortos. Este foi o pior acidente de Kai Tak.
  • 30 de junho de 1967 - Um Sud Aviation SE-210 Caravelle III da Thai Airways International , caiu no mar enquanto pousava durante um tufão. O co-piloto, que voava na aeronave,Fez uma escolha fatal, fazendo a aeronave entrar em uma alta taxa de descida e bateu no mar. 24 foram mortos.
  • 2 de setembro de 1977 - Um Canadair CL-44 de Transmeridian Air Cargo perdeu o controle e caiu no mar pegando fogo logo após a decolagem.O motor numero 4 falhou,causando um incêndio interno do motor e do sistema de combustível do avião que acabou resultando em um grande incêndio externo.4 morreram.
  • 9 de março de 1978 - Um seqüestrador embarcou em um Boeing 737-200 da China Airlines, exigindo a serem tomadas para a China. O sequestro durou menos de um dia, eo seqüestrador foi morto.
  • 31 de agosto de 1988 - Um avião da Administração de Aviação Civil da China pousava na pista 31 sob chuva e nevoeiro. O trem de pouso principal direito, em seguida, atingiu o solo e cedeu,fazendo a aeronave sair da pista e escorregar.7 foram mortos.
  • 4 de novembro de 1993 - Um Boeing 747-400 da China Airlines, China Airlines Flight 605,posava durante um tufão. O vento estava forte. Apesar do capitão não abortar. Ele tocou mais de 2 / 3 da pista e foi incapaz de parar antes do fim da pista.
  • 23 de setembro de 1994 - Um Lockheed L-100-30 Hercules da Heavylift Cargo Airlines perdeu controle pouco depois de decolar da pista 13. O sistema de controle de passo de um dos seus propulsores foi dito ter falhado. 6 foram mortos.
Todavia, ocorreram inúmeros incidentes devido aos ventos de través que danificaram trens de pouso e motores nas asas.

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