NOK AIR

NOK AIR

quinta-feira, 23 de maio de 2013

AIR MACAU





Air Macau é a companhia aérea de bandeira da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) que possui a concessão exclusiva de exploração de todas as operações aéreas locais. Esta concessão, atribuída pelo Governo da RAEM, implica que qualquer companhia aérea que quiser operar a partir da RAEM terá de obter autorização da Air Macau para utilizar os seus direitos internacionais de transporte de passageiros.
 
Esta empresa monopolística foi estabelecida no dia 13 de Setembro de 1994 e começou as suas operações comerciais no dia 9 de Novembro de 1995. A base das suas operações é o Aeroporto Internacional de Macau. Actualmente, emprega cerca de 766 funcionários. Apesar de possuir direitos de tráfego e exploração de muitas ligações áereas, a Air Macau só opera actualmente vôos para o Sudeste Asiático, principalmente para Taiwan e República Popular da China. Este facto revela a incapacidade desta empresa de aproveitar e explorar todo o potencial do mercado de aviação de Macau, cuja economia é fortemente dependente do turismo e do jogo.




Após a fundação da Air Macau, o articulista passou a ser seu passageiro frequente nos vôos entre Macau e Bangkok, tendo o vôo inaugural desta rora se processado no dia 15 de maio de 1996, o articulista não pode seguir nesse vôo, mas o fez no seguinte, já que vôo inaugural os passageiros normais não tiveram acesso.




Muitos foram os vôo que o articulista realizou na Air Macau nas suas idas a Bangkok e um vôo entre Macau e Taipei.
 
Inicialmente esta companhia aérea prestava um serviço impecável, sendo os pilotos todos eles de origem portuguesa e o pessoal de bordo muitos deles igualmente portugueses.
 
Nos dias de hoje já assim o não é e a língua portuguesa essa foi esquecida.
 
A frota de aviões da Air Macau se compõe de aviões airbus modelos A-319, A-310 e A321, tendo o articulista já viajado em todos eles.
 
Duas coisas somente tem o articulista a relatar sobre a Air Macau, a primeira aconteceu no dia 8 de agosto de 1995, era um domingo e vôo tinha saída de Macau pelas 08.20 horas com destino a Bangkok.
 
O articulista quando comprou o bilhete através da agência de viagens Sunflower, a funcionária que o atendeu fez de seguida a reconfirmação do vôo, volvidos uns dias o articuluista se deslocou à sede da Air Macau e de novo fez a reconfirmação do vôo.
 
No dia do vôo o articulista bem cedo saiu de casa e seguiu para o aeroporto, porém ao fazer o chek-in foi informado por um funcionário que não podia embarcar em virtude de não ter efectuado a reconfirmação. Por mais que tivesse barafustado não conseguiu embarcar.
 
O facto ficou a dever-se ter havido um agente dos serviços de migração que tinha levado duas moças tailandeses que eram expulsas do território, e o funcionário da Air Macau permitiu que elas embarcassem, e em face do acontecimento, e em virtude do vôo ir lotado, tiveram que retirar dois passageiros, um deles o articulista e um senhor de nacionalde inglesa, que igualmente barafustou com o funcionário da Air Macau. Como se pode verificar a Air Macau prestou um péssimo serviço.
 
Como era domingo, mas a agência de viagens Sunflower abririra as suas portas por volta das 10 da manhã, o articulista para lá se deslocou, tendo a funcionária que atendeu informado que a Air Macau não era a primeira vez que assim procedia, para tal lhe passou um outro bilhete para esse dia, mas teria que seguir para Hong Kong já que a companhia aérea era a Emirates  e em Macau nesse dia a Air Macau não efectuava mais vôos para Bangkok.
 
Foi uma grande maçada mas tudo se resolveu, o articulista apresnetou uma queixa contra a Air Macau mas nada ganhou com o caso, enfim!...
 
O segundo caso foi bem diferente, num vôo entre Bangkok e Macau, o articulista deseja ir à casa de banho, esta estava ocupava, junto às hospedeiras o comandante emtabulava conversa  e ao ver o articulista indagou se dejava fumar!
 
Já nessa altura não era permitido fumar a bordo, mas o comandante vendo o maço de cigarros que o articulista tinha no bolso lhe disse para o seguir é de referir que o comandante era brasileiro.
 
Levou o articulista para a cabine de voo o mando sentar na sua cadeira de comando e lhe permitiu fumar, mas avisando o articulista para não mexer em nenhum aparelho, quem não gosto do assunto foi o co-piloto, um jovem de origem inglesa que logo troceu o nariz.
 
Estas as expeiências passadas com a Air Macau, já para não falar dos sustos que passou aquando das aterragens, fazendo o avião um ruído enorme, e o avião treme ndo por todo o lado caindo até muitas malas, mas tudo bem.
 
 
 
Presentemente o articulista tem mais companhias aéreas à sua disposição para os vôos da rota Macau Bangkok e com horários e preços mais convidativos, são elas a Air Asia e a Thai Smile.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário